O vereador Eduardo Moura se pronunciou nesta terça-feira, (19) sobre os transtornos causados pelo protesto de carroceiros que bloquearam importantes vias no Recife. O ato, que mobilizou dezenas de manifestantes e causou congestionamentos generalizados, foi classificado por Moura como "orquestrado e padronizado", prejudicando diretamente a população e o funcionamento da cidade.
"Estamos falando de pessoas pobres, que precisam de emprego e dignidade. A prefeitura teve tempo e condições de resolver esse impasse antes que a situação chegasse a esse ponto", afirmou o parlamentar. O parlamentar também ponderou que bloquear vias numa cidade pulsante como Recife é um desserviço à população. “É tirar o direito de ir e vir de milhares de trabalhadores, estudantes, mães e pais de família," disse o vereador.
Durante o pronunciamento, Eduardo Moura ressaltou que respeita e defende o direito ao protesto, mas critica os métodos que interrompem o tráfego e causam transtornos coletivos. Ele destacou ainda que já protocolou desde maio deste ano, na Câmara Municipal do Recife, o Projeto de Lei nº 140/2025, que proíbe a obstrução total de vias públicas durante manifestações populares no âmbito do município do Recife. A lei não restringe o direito à manifestação, mas apenas estabelece parâmetros mínimos de segurança, como a manutenção de uma faixa livre para viaturas de emergência e a comunicação prévia do trajeto.
"Não sou contra o protesto – muito pelo contrário. A democracia se fortalece com o diálogo e escuta ativa da população. Mas precisamos estabelecer limites claros para garantir o direito de ir e vir de todos", completou o vereador Eduardo Moura.
Comentários: