Nesta quinta-feira(10), em alusão ao mês dedicado às mulheres, a Secretaria da Mulher, juntando-se a Secretaria da Saúde e demais secretarias do município de Vertente do Lério, expandiu os conhecimentos com uma detalhada Palestra com a médica Ginecologista e Obstetra, ex-prefeita e primeira dama da cidade do Ouro Branco, Dra. Welita Sales. O encontro com as mulheres foi na Casa João Dias de Sales(Câmara dos vereadores de Vertente do Lério). Menopausa e Saúde da Mulher, foi o ponto de partida. Com um conhecimento vasto, a Dra. Welita fez uma explanação e tocou no mais importante do ser feminino: entender o seu corpo, o seu tempo, o se cuidar. "Vamos procurar um acolhimento melhor, esse encontro aqui hoje é para a gente abrir o nosso coração, tirar as dúvidas, trocar ideias, falar e escutar a todas, é muito importante um ambiente acolhedor, a gente tem que começar por a gente," pontuou Welita Sales.
No decorrer da conversação, muitas dúvidas foram tiradas, de mulher para mulher, um ambiente descontraído e sutil em sua forma de pensar, de se apresentar. "A gente precisa estar bem onde a gente estiver, o bom é se sentir bem, feliz e com saúde mental, para a gente continuar com a nossa jornada, precisamos primeiro cuidar do nosso eu, da nossa fé, da nossa paz. Que possamos seguir na caminhada de mulher, somos mães, somos guerreiras, somos cuidadosas de tudo," analisou Maria José Batista, coordenadora de educação.
Mulheres e mães de todas as idades, em um clima de harmonia, sinceridade e palavra firme, Geysa Thaciana, mãe de Ester de um aninho, deu sua contribuição em depoimento: "é difícil para a gente se manter de pé no caminho, mas a gente segue firme, tenho vinte e sete anos(27) e ainda tenho muita estrada pela frente, quero agradecer em especial a Vilma da Secretaria da Mulher, pela garra, pela força e o cuidado com a gente," comentou a jovem mãe, Geysa Thaciana.
O vice-prefeito, Fábio França falou da importância do encontro, "Quero aqui parabenizar a todas vocês, muitas mulheres estão na atual gestão do prefeito Renato Sales, desempenhando um belo trabalho e é por isso que tem dado tão certo, as ações continuam no município, é de fundamental importância esse encontro aqui hoje," pontuou, Fábio França.
Não é só uma médica, não é só uma ex-prefeita, não é só a primeira dama, ela é antes de tudo, Mulher. Que entende, que estudou, que buscou, que fez nascer pelas suas mãos e com humanismo o seguimento desse povo, dessa história. A importância de cada vez mais cuidar da saúde feminina, não só no mês de março que é tão propagado, como também por todos os dias, na ideia de conhecer, buscar e oferecer melhorias, atendimento, cuidado e acolhimento. A semana é super recheada de ações, de mulher que é médica para mulher que precisa e quer se cuidar. Boas risadas, muitas histórias, oração, testemunhos, acolhimento, aconchego, saúde e esperança.
É dia oito de março
Pode ser dia qualquer
Mas é dia diferente
Para o que der e vier
É guerreira toda hora
Ela que sorrir e chora
O seu nome é mulher
Ela é forte e é de fé
Ela é mãe e agricultora
É prefeita, é esposa
É também vereadora
Elegante, bem vestida
Que acolhe dando a vida
Natural é professora
Secretária e doutora
Não importa a profissão
Motorista, advogada
Vem de dentro a educação
De mão cheia é cozinheira
Na saúde, enfermeira
Com amor no coração
Por Marcílio Costa/GN
Fotos AQUI
