É no meio do mato, é num lugar afastado, distante do barulho das grandes cidades, do vai e vem dos municípios, é na natureza que se encontra o ar puro. Assim quando se junta a turma, a família, os amigos, os colegas de trabalho, os professores, as turmas de escolas, os grupos de viajantes, motociclistas, aventureiros desse nosso nordeste querido.
O lugar para se deitar numa rede, numa esteira, ouvir o canto dos passarinhos, ir na bodega, na casa de farinha do vovô, pegar algumas frutas da época, entender como o antigamente funcionava, sem tanta tecnologia, sem tanta atualização, sem tanta coisa. Usando a forma braçal mesmo, no plantar, no colher, fazer comida, beju, café, na força para mover o moinho de milho, na temperatura de fazer farinha, na ida aos reservatórios de água e tantas outras atividades.
O Sítio Meu Refúgio, localizado em Santa Maria do Cambucá-PE, nas proximidades da Rodovia PE90, é um lugar para chegar e não ter pressa para ir embora. Os proprietários, Rosélio e Fátima, dão um toque de alegria, conhecimento, educação, respeito, informação e um excelente acolhimento aos visitantes. Com uma equipe que se junta a eles para realizar os eventos e ter todo um cuidado com o Sítio Meu Refúgio.
As famílias se emocionam, as crianças se esbaldam de tanta alegria e correria, o ato de partir castanha é uma sensação diferente, o pisar no barro, ficar quase que atolado é uma mistura de conhecimento e terapia que a terra produz. A hora de marcar o diferenciado bingo, os brindes, o lanche, as boas risadas. O presente no passado e no porvir, a gente encontra por ali.
Por Marcílio Costa/GN
Comentários: