Desde o seu primeiro lançamento lá no distante 1995, Maria José de Brito, vem construindo a história no mundo da literatura, em sua cidade natal, Surubim. Desde Retraços de Minh'Alma, até chegar aqui em, PETECA no AR, muitos capítulos foram construídos. Ela se reinventa a cada momento, a cada instante. Professora Galega, não consegue ficar estacionada em seu tempo, reuniu nesta quinta-feira(14), no requintado ambiente cultural, Piancó Recepções, gente de diversas categorias, artistas, professores, escritores, ex-alunos e tantos outros. O evento contou a boa música de Alexandre Xandão, com apresentações, declamações, depoimentos, muitas e boas risadas.
"Galega, escreve, publica, faz lançamento, registra absolutamente tudo e ainda sai vendendo suas obras porta a porta, ela tem milhares de fotos, vídeos e isso nos alegre de ter ao nosso lado uma escritora nata, que sempre propaga a boa leitura, esse momento aqui é de grande alegria para todos nós," falou o professor, Avaci Xavier.
Padre Inaldo, relatou fatos da época de adolescentes no Colégio Nossa Senhora do Amparo, "Galega já era diferenciada em sua turma, uma menina que gostava da leitura e se tornou essa professora e escritora de hoje," pontuou, Pe. Inaldo.
Maria José, não parou um momento com seus registros durante todo o evento em Piancó Recepções, se não for assim, não é Galega. Gente de toda região se fez presente, o Professor Adriel, fez uma belíssima homenagem ao escrever e mostrar uma música que leva o nome da escritora, Maria José. Mostrando que ela continua sendo inspiração ao longo dos tempos.
A Poetisa da Alma
"Dona Galêga, tece a história com amor,
Em cada rima, ela espalha seu calor.
Poetisa encantada, sua luz a brilhar,
Em Surubim, os sonhos começam a voar.
Com um toque especial, ela faz ecos soar".
Professor, Adriel Santos
"Professora Galega, é de uma genialidade que passa por várias gerações, não se contenta com o que já fez, vai continuar fazendo, escrevendo, cantando, publicando e contando histórias. Ela conseguiu reunir essa gente em um momento ímpar, onde as ideias se misturam e a literatura acontece", pontuou o professor e escritor, Marcílio Costa.
Maria José de Brito
Assim a definição
Sua mãe Joana Eliza
Graça irmã, Valdir irmão
O seu pai José Carneiro
De profissão sapateiro
Ela é mãe de Coração
Cordelista: Marcílio Costa
Uma noite de encontros, histórias e acontecimentos, onde se fez respirar a literatura, a boa música, as boas conversas e aguçando a memória dos bons tempos. Maria José de Brito é a escritora recordista de livros publicados em Surubim. Avante, Galega!
Por Marcílio Costa/GN
Fotos e vídeo abaixo👇👇👇👇👇
Vídeo: Peteca no AR
Comentários: