Nesta quinta-feira(15), a cidade de Vertente do Lério, realizou a 1ª Festa da Bolinha, um evento que contou com o apoio total da Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura do Município. A cidade respira o AR da festividade há muitas décadas, onde Dona Briza, a idealizadora da tradicional Dança da Bolinha, se perpetuou e continua fazendo história. O Dia 15 de maio, é o Dia da Bolinha, projeto de Lei, criado pelo Ex-vereador, Fia.

"É de grande importância esse evento no município, além da feira que agrega a economia da cidade, também trazendo lazer para o grupo de idosos e a população que aqui prestigiar essa festa," pontuou, Laura Luiz, secretária da Juventude.

Um evento que conta a presença e apoio dos seus munícipes, abraçando com muita alegria, histórias, tradição e a participação de todos. "Isso é nossa cultura, eu vejo Vertente do Lério na FUNDARPE, eu vejo a Dança da Bolinha na União Europeia, eu vejo o Chalé da serra, tudo desenvolvido", diálogo de Lindo Artes com o Prefeito Dr. Histênio, que retribuiu: "Seja bem vindo a nossa terra, você é um talento de nossa região e a gente fica muito feliz, por poder resgatar essa Dança centenária, que é tão importante na nossa cidade," finalizou, prefeito, Dr. Histênio Sales.

A Feira de Artesanato abrilhantou ainda mais o evento, o artista surubinense, Lindo Artes Sustentáveis, deu o seu toque de beleza em forma de expansão cultural, mostrando com o seu talento que a arte é parte de uma comunidade sedenta de novidades, sem perder a magia do talento próprio, do talento de casa.

"Hoje dia 15, estamos vivenciando essa bela festa, a cultura viva do nosso município, contamos também com os artesãos do nosso município, com trabalhos belíssimos, isso traz um valor muito grande para a herança e o valor de cada um deles, é um resgate a tradição de nossa gente. Comentou, Rêmula, secretária de Assistência Social.

A população abraçou a ideia, se juntou aos organizadores, participou com afinco das festividades, dançou, aplaudiu, festejou, interagiu, se emocionou e agradeceu. Parabenizar também aos locutores do evento, que apresentaram um histórico de cada participante, e aos responsáveis pelos textos. Cada um fazendo o seu melhor, o sucesso é garantido. A Mulher Empreendedora também participou com alegria. "Estamos aqui hoje, numa feira maravilhosa, em uma homenagem a dona Briza, essa baluarte que criou esse ritmo tão maravilhoso para o nosso município, a Dança da Bolinha. Dr. Histênio, teve um olhar diferenciado para o fortalecimento da economia com essas mulheres," destacou, Vilma, secretária da mulher.

Apresentações culturais, num misto de jovialidade com a boa idade. A Quadrilha LUAR da MATA, desceu a serra para prestigiar e assim o fez, deu um show de dança, harmonia e sincronia em seus movimentos. Um colorido bonito, um sorriso em cada rosto, em cada passo, em cada grito. Um encanto! "QUERO VER RODAR DE NOVO, QUERO VER BALANCEAR". Valeu, LUAR da MATA!

E quando se fala em apresentação em Vertente do Lério, é hora de bater palmas e palmas para a querida, Quadrilha, FLOR da VERTENTE - Nas terras secas do sertão, surge o amor de Vaca Estrela e Boi Fubá - Essa tem tradição, coragem, raça, cuidado com cada movimento, com o figurino, com os passos, com o gogó apurado ao ecoar na voz de cada participante, ôôôôôôôôô - Flor da Vertenteeeee - Assim as gerações estão se renovando, onde quem marca, já foi noiva, quem observa já foi integrante, quem grita, já foi aspirante. A gigante Flor, a tão badalada da Vertente, da gente, do povo, do Lério. Eudnice, Dena, professora, educadora, cuidadora, promotora. Promove com cuidado a alegria de um povo, de uma geração. Segue, FLOR - DA - VERTENTEEEEEEEEEEEEEE!
Por Marcílio Costa/GN
Comentários: